Ainda que resida em local que não tenha uma escola ou associação reconhecida pela Universidade de Yôga (não temos cursos de terceiro grau), você pode estudar, praticar e até tornar-se instrutor com certificado expedido por uma universidade federal, estadual, católica ou particular, utilizando os seguintes recursos:
1. Entre em contato com uma de nossas unidades credenciadas e cadastre-se, a fim de ficar informado a respeito das novidades e receber convites de lançamentos de livros, cursos e eventos;
2. Você pode baixar várias webclasses, livros, CDs e DVDs gratuitamente no nosso site. Fora isso, pode adquirir mais material nos sites de vendas de vários países com os quais temos link. O nosso site não vende nada, porque nosso trabalho não é comercial;
3. Filie-se à União Nacional de Yôga para receber orientação relativa ao Grupo de Estudos;
4. Organize um Grupo de Estudos na sua cidade (as instruções constam do capítulo que trata do tema, no final de vários livros nossos, como, por exemplo: Tratato de Yôga; Yôga, Mitos e Verdades; Programa do Curso Básico). Além dos descontos, o grupo de estudos recebe correspondência mensal.
5. Caso não organize um Grupo de Estudos, filie-se numa outra categoria, para ter acesso aos descontos e demais benefícios como pessoa física;
6. Viaje sempre que puder para participar de cursos, congressos e festivais em São Paulo, Rio, Buenos Aires, Lisboa, Porto, Barcelona, Paris e outras cidades em que se encontram escolas ou associações que seguem o Método DeRose;
7. Aproveite as viagens para praticar em alguma escola ou associação credenciada; procure fazer aula com vários instrutores para aprender mais;
8. Quando estiver sentindo-se em condições, inscreva-se para avaliação como instrutor assistente, na Federação de Yôga do seu Estado. Para saber quais são as Federações reconhecidas pela União Nacional de Yôga e autorizadas a realizar exames, telefone para a Uni-Yôga, (11) 3064-3949 ou 3082-4514;
9. Assista a aula aberta com DeRose pela Internet, gratuitamente, no website www.uni-yoga.org.
Assim, por mais longe que você more, não estará sozinho. Dispomos de uma grande estrutura para lhe ajudar e orientar em todo o Brasil, Argentina, Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Itália, Havaí, Estados Unidos e outros países. O importante é que você não fique só. Nós, instrutores veteranos, já passamos por isso e sabemos como é difícil progredir quando estamos isolados, cada um por si. E podemos testemunhar o quanto foi providencial encontrar esta grande família que nos amparou quando precisamos e que nos dá toda a atenção e carinho que necessitamos para crescer no Yôga e para dar certo como instrutores.
Seja bem-vindo! Estamos de braços abertos para você.
Seminário de Preparação ao Curso de Formação
A Universidade de Yôga aceita alguns alunos iniciantes que não queiram formar-se instrutores. Não podemos, no entanto, perder nosso norteamento prioritário que é o de formação profissional.
A formação tem a duração de 4 anos para o grau de instrutor assistente, 8 anos para o grau de docente e 12 anos para o de Mestre. Para este último é exigida também a publicação de uma tese em forma de livro e há o pré-requisito de idade acima de 50 anos.
Como só se aprende um ofício pondo a mão na massa, os interessados começam a trabalhar a partir do primeiro ano, desde que sejam aprovados na avaliação da Federação de Yôga do seu Estado. Por já estar trabalhando e sendo remunerados, o tempo passa muito rapidamente para os alunos e a maioria consegue chegar à conclusão do grau.
Programa Ministrado nos Cursos Básicos
O programa ministrado no primeiro ano é o que consta no livro 1º Ano do Curso Básico. Todas as aulas (exceto a quarta de cada mês) possuem um vídeo gravado por DeRose para orientar o estudante.
Embora seguindo o mesmo conteúdo programático, em várias aulas o ministrante proporcionou um volume de informações totalmente diferente em cada ano, o que torna interessante o estudante assistir às gravações realizadas em diversos anos.
Além dos 36 vídeos, a coleção ainda conta com algumas gravações extras, tais como a de Culinária e a de Ásanas.
Assim, se na sua cidade não houver um representante nosso qualificado, você pode estudar em casa com os livros, CDs e fitas de vídeo ou DVDs. Depois, basta nos telefonar para saber onde se situa a Federação de Yôga do seu Estado e ir lá prestar a avaliação. Todos têm boa vontade e querem ajudá-lo, portanto, não há motivo para ficar isolado.
|
|
|