meu cadastro Login

Uni-Yôga > Formação profissional > Como se tornar instrutor

Ainda que resida em local que não tenha uma escola ou associação reconhecida pela Universidade de Yôga (não temos cursos de terceiro grau), você pode estudar, praticar e até tornar-se instrutor com certificado expedido por uma universidade federal, estadual, católica ou particular, utilizando os seguintes recursos:

1. Entre em contato com uma de nossas unidades credenciadas e cadastre-se, a fim de ficar informado a respeito das novidades e receber convites de lançamentos de livros, cursos e eventos;

2. Você pode baixar várias webclasses, livros, CDs e DVDs gratuitamente no nosso site. Fora isso, pode adquirir mais material nos sites de vendas de vários países com os quais temos link. O nosso site não vende nada, porque nosso trabalho não é comercial;

3. Filie-se à União Nacional de Yôga para receber orientação relativa ao Grupo de Estudos;

4. Organize um Grupo de Estudos na sua cidade (as instruções constam do capítulo que trata do tema, no final de vários livros nossos, como, por exemplo: Tratato de Yôga; Yôga, Mitos e Verdades; Programa do Curso Básico). Além dos descontos, o grupo de estudos recebe correspondência mensal.

5. Caso não organize um Grupo de Estudos, filie-se numa outra categoria, para ter acesso aos descontos e demais benefícios como pessoa física;

6. Viaje sempre que puder para participar de cursos, congressos e festivais em São Paulo, Rio, Buenos Aires, Lisboa, Porto, Barcelona, Paris e outras cidades em que se encontram escolas ou associações que seguem o Método DeRose;

7. Aproveite as viagens para praticar em alguma escola ou associação credenciada; procure fazer aula com vários instrutores para aprender mais;

8. Quando estiver sentindo-se em condições, inscreva-se para avaliação como instrutor assistente, na Federação de Yôga do seu Estado. Para saber quais são as Federações reconhecidas pela União Nacional de Yôga e autorizadas a realizar exames, telefone para a Uni-Yôga, (11) 3064-3949 ou 3082-4514;

9. Assista a aula aberta com DeRose pela Internet, gratuitamente, no website www.uni-yoga.org.

Assim, por mais longe que você more, não estará sozinho. Dispomos de uma grande estrutura para lhe ajudar e orientar em todo o Brasil, Argentina, Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Itália, Havaí, Estados Unidos e outros países. O importante é que você não fique só. Nós, instrutores veteranos, já passamos por isso e sabemos como é difícil progredir quando estamos isolados, cada um por si. E podemos testemunhar o quanto foi providencial encontrar esta grande família que nos amparou quando precisamos e que nos dá toda a atenção e carinho que necessitamos para crescer no Yôga e para dar certo como instrutores.

Seja bem-vindo! Estamos de braços abertos para você.

Seminário de Preparação ao Curso de Formação

A Universidade de Yôga aceita alguns alunos iniciantes que não queiram formar-se instrutores. Não podemos, no entanto, perder nosso norteamento prioritário que é o de formação profissional.

A formação tem a duração de 4 anos para o grau de instrutor assistente, 8 anos para o grau de docente e 12 anos para o de Mestre. Para este último é exigida também a publicação de uma tese em forma de livro e há o pré-requisito de idade acima de 50 anos.

Como só se aprende um ofício pondo a mão na massa, os interessados começam a trabalhar a partir do primeiro ano, desde que sejam aprovados na avaliação da Federação de Yôga do seu Estado. Por já estar trabalhando e sendo remunerados, o tempo passa muito rapidamente para os alunos e a maioria consegue chegar à conclusão do grau.

Programa Ministrado nos Cursos Básicos

O programa ministrado no primeiro ano é o que consta no livro 1º Ano do Curso Básico. Todas as aulas (exceto a quarta de cada mês) possuem um vídeo gravado por DeRose para orientar o estudante.

Embora seguindo o mesmo conteúdo programático, em várias aulas o ministrante proporcionou um volume de informações totalmente diferente em cada ano, o que torna interessante o estudante assistir às gravações realizadas em diversos anos.

Além dos 36 vídeos, a coleção ainda conta com algumas gravações extras, tais como a de Culinária e a de Ásanas.

Assim, se na sua cidade não houver um representante nosso qualificado, você pode estudar em casa com os livros, CDs e fitas de vídeo ou DVDs. Depois, basta nos telefonar para saber onde se situa a Federação de Yôga do seu Estado e ir lá prestar a avaliação. Todos têm boa vontade e querem ajudá-lo, portanto, não há motivo para ficar isolado.